5 Dicas para escolher a cor da sua decoração

10 agosto


Está pretendendo mudar a cor da sua decoração? Ou ainda vai pintar o apartamento ou casa, mas não sabe bem qual matiz usar? Seja qual for o seu caso, se está precisando de ajuda ou alguma referência para escolher uma boa paleta de cores para sua decoração, confira as dicas que selecionamos a seguir!

 

1. Cores quentes para ambientes alegres 

 


Para começar a decorar sua casa ou apartamento, é importante saber qual tipo de vibração você quer transmitir: se algo mais relaxante, tranquilo ou uma sensação mais alegre, enérgica. Caso a resposta seja a segunda opção, então você deve apostar numa combinação envolvendo as chamadas cores quentes: tons de laranja, vermelho e amarelo. O dourado também se encaixa aqui, bem como alguns tons de rosa, violeta e marrom.
As cores quentes são conhecidas assim por transmitirem uma sensação de calor, de vibração, sendo, portanto, ideais para decorações mais festivas e animadas. Então, vale a pena usar uma ou mais cores quentes. Dá para criar composições bem interessantes envolvendo paredes, teto, pisos, portas e móveis, sejam combinações monocromáticas (tons diferentes de uma única cor) ou análogas (cores próximas no círculo cromático).

 

2. Cores frias para ambientes relaxantes

 

 Já aqueles que preferem locais mais tranquilos, relaxantes, podem optar por uma decoração envolvendo cores mais frias, como os tons de azul, anil, verde, e grande parte dos da cor violeta. Os tons de cinza e prata também ajudam a compor ambientes mais tranquilos, muito utilizado em vários designs de interiores.
Essas cores são excelentes para serem usadas nos quartos, pois ajudam na hora de descansar. E para quem tem criança pequena, melhor ainda para auxiliá-las a dormirem tranquilamente. 

3. A tradição do preto e branco

 

O Preto e Branco dificilmente sai de moda, sendo uma decoração tradicional e clássica. Se você gosta dessa mistura, incluindo as variações de cinza, poderá conseguir excelentes resultados usando paredes, pisos e tetos brancos, porém com móveis e objetos de decoração pretos. Vale também apostar nos padrões, como papéis de parede com estampas quadriculadas, de bolinhas, listras ou xadrez. Fica incrível!
Fotos em P&B de você e seus familiares em porta-retratos, ou posteres de celebridades em tons de cinza, são excelentes para compor o visual em cima das mesas ou pendurados nas paredes.

4. Cores neutras para locais mais aconchegantes e elegantes

 


Agora, se você quer algo mais elegante, sóbrio, dá para seguir uma combinação de cores neutras, como bege, marrom e cinza. Esse tipo de estética quase sempre cai muito bem, sendo uma espécie de coringa na decoração de interiores, muito utilizado por varios projetos de casas atuais. Você ainda pode incrementar com detalhes metálicos de prata, dourado ou bronze, pois fica bonito sem descaracterizar a decoração.

5. Tons de marrom para decorações rústicas ou campestres

 

Se você curte algo mais rústico ou campestre, estilo mais rural, a sugestão é apostar no marrom, diversificando os objetos e móveis em tonalidades dessa cor. Também é interessante que os materiais usados possuam uma textura mais bruta, rústica, para se adequar melhor à essa decoração.

Curtiu nossas dicas? Então deixe um comentário!

Bia Gonzalez: carioca, arquiteta, apaixonada por internet e blogueira do Decorafino.

  • Share:

Leia Também

2 comentários

  1. Amei o post. E adorei as decorações com neutro e rústico.
    Agatha te indiquei em uma tag no meu blog.
    Fico feliz se participar. Beijos e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opaa ! Muito obrigado bruna, vou ir lá ver ;) , obrigado pela visita, um beijo linda !!

      Excluir

Obrigado por Comentar !